Fitoquímicos
O que são?
Fitoquímicos são químicos naturais, provenientes de plantas, não nutricionais, isto é, não são nutrientes essenciais e não fundamentais ao ser humano para sustentar vida, e que apresentam propriedades preventivas de doenças. Existem milhares de fitoquímicos e chegou-se à conclusão de que as plantas produzem estas substâncias para se protegerem a elas próprias, mas também que as mesmas substâncias, são favoráveis para os seres humanos na prevenção de doenças. Os fitoquímicos mais conhecidos são o licopeno presente nos tomates, as isoflavonas na soja e os flavonóides na fruta.
Quais as suas funções?
Existe uma grande variedade de fitoquímicos e cada um tem uma função diferente. Alguns dos efeitos/funções são:
- Antioxidante- Muitos fitoquímicos têm actividade antioxidante e protegem as nossas células de danos oxidativos e ao mesmo tempo reduzem o risco de desenvolver alguns tipos de cancro. Fitoquímicos com função antioxidante são: os sulfetos alílicos (cebola, alho, alho-porro), os carotenóides (fruta, cenouras), os flavonóides (fruta, vegetais), os ploifenóides (chá, uvas).
- Acção hormonal- Isoflavonas, encontradas na soja, imitam os estrogénios humanos e ajudam a reduzir os sintomas da menopausa e da osteoporose.
- Estimulação de enzimas- Indol, presente em couves, estimula as enzimas que tornam o estrogénio menos eficiente,o que pode reduzir o risco de cancro da mama. Outros fitoquimicos que interferem com as enzimas são: os inibidores de proteases (soja e feijões) e os terpenóides (fruta cítrica e cerejas).
- Interferência com a réplica de ADN- Sponinas, encontradas no feijão, interferem com a réplicade ADN, prevenindo, assim, a multiplicação de células cancerígenas. Capsaicina, presente nas malaguetas, protege o ADN de carcinógenos.
- Efeito antibacteriano- O fitoquímico alicina, presente no alho, tem propriedades antibacterianas.
- Acção física- Alguns fitoquímicos, ligam físicamente as paredes das células, prevenindo assim a adesão de agentes patogénicos às mesmas. As procianidinas são responsáveis pelas propriedades anti-adesão do mirtilo. O consumo de mirtilo reduz o risco de infecções do tracto urinário e melhora a saúde dentária.
Como obter fitoquímicos suficientes?
Alimentos que contêm fiyoquícosjá fazem parte da nossa dieta diária. Na verdade, quse todos os alimentos contêm fitoquímicos, excepto alimentos refinados como açúcar ou álcool. Alguns alimentos como vegetais, feijão, fruta, akgumas ervas e todos os tipos de grão, contêm uma grande quantidade de fitoquímicos. A maenira mais eficaz para obter mais fitoquímicos, é ingerir uma grande quantidade de fruta e de vegetais. É recomendado, ingerir, pelo menos, 5 a 9 porções de fruta ou vegetais por dia. Tanto a fruta como os vegetais, para além de fitoquímicos, contêm minerais, vitaminas e fibra.
Agora que já sabe um pouco sobre os fitoquímicos, utilize o pouco que sabe para prevenir doenças e ser saudável.
Comentários
Não foram encontrados comentários.